Tudo sobre…

Depilação - parte 1

Um pouco de história

Na Grécia por volta do ano 2000 a.C, as mulheres gregas arrancavam os pelos com as mãos ou queimavam-nos com cinzas quentes.   Em 1500. a.C com sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga, entre outros. Os egípcios  foram os pioneiros em sua época por utilizarem extrato de sândalo, argila e cera de abelhas que logo dariam origem a cera.

No século XX que temos a depilação como questão de higiene e estética. Nos anos 20 e 30 a depilação era só feita nas pernas, enquanto nas axilas e região intima não eram muito bem definidas. Logo depois que a depilação nas axilas é generalizada e assim por diante.

Escolhendo o melhor método…

A Lâmina corta a parte superficial do pelo, e dura 2 ou 3 dias. Para quem não quer sentir dor é um bom método, além de barato. Além disso pode ser levado a qualquer lugar, além disso não precisa de energia para funcionar. Porém pode causar alergia e a duração é curta.

Creme depilatório age do mesmo modo que a lâmina, durabilidade de 2 ou 3 dias. Agride menos a pele do que o método anterior e, também é barato. Porém é um processo lento e pouco duradouro.

Existem dois tipos de aparelho depilatório, o primeiro é parecido com um barbeador e elimina os pelos com uma lâmina (a duração é rápida), o outro possui um mecanismo como se fossem várias pinças que retiram os pelos pela raiz (duração cerca de 20 dias). O aparelho agride menos que a lâmina, além disso é mais rápido com um resultado mais duradouro. Porém inicialmente é um pouco doloroso, não é um processo indicado para virilha e axila. Não deve ser usado na pele lesionada ou irritada.

Cera quente  devida a sua temperatura faz com que os poros dilatem e, dessa forma os pelos são retirados com maior facilidade. E se usado repetidamente os pelos vão enfraquecendo. Dura de 20 a 30 dias a depilação. É mais barato do que  a depilação a laser ou linha, e é menos dolorosa que a cera fria. Porém os pelos precisam estar grandes para que haja depilação, e se a cera estiver muito quente pode queimar e até escurecer a pele. E podem causar foliciculite (inflamações na saída dos pelos). Evite se possuir muitos vasos dilatados.

Cera fria utilizada em papéis de celofane para aplicar na região desejada, durabilidade de 20 a 30 dias. Seu preço é mais acessível se comparado a outros métodos como depilação a linha ou definitiva. Além disso pode ser utilizada em casa e, é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e vasos dilatados. Porém é mais dolorosa e demorada, resseca a pele e necessita de pelos longos. Pode provocar fociculite e pelos encravados.

Depilação com linha também chamada de depilação egípcia ou iraquiana, utiliza uma linha de algodão, seda ou poliéster para retirar os pelos, retirando um a um. Ideal para locais como sobrancelha e buço, também pode ser aplicado em outras regiões como axila, virilha, pernas. Tem a durabilidade de um mês. É um método que não possui substâncias químicas, deixa a pele lisa, evita alergias e vermelhidão. Porém é demorado e não é tão barato quanto a cera.

A aplicação a laser gera uma energia captada pela melanina (pigmento presente no pelo), que destrói estrutura geradora de novos fios (folículo piloso).  O tratamento dura de 8 a 10 sessões, com no mínimo 15 dias de intervalo e após a conclusão do processo deve ser feita a manutenção uma vez por ano.  É indicado para pessoas brancas com fios pretos. Cerca de 80% dos pelos são eliminados definitivamente e, o processo pode ser feito na maior parte do corpo com exceção da sobrancelha. Os pontos negativos são: é o método mais caro, doloroso, não pode ser feito em peles de tons escuros e durante o tratamento não pode ficar em exposição ao sol.

Fotodepilação feita com ” Luz Pulsada Intensa (LPI)”, age quase da mesma maneira que o laser. O que difere é a forma que o folículo é destruído, aqui é de forma gradual, agride menos a pele do que a laser devido a luz mais suave. O processo é pra qualquer tipo de pele, pode ser aplicado em todas regiões do corpo, a dor não é muito intensa e remove definitivamente 95% dos pelos. É um tratamento caro e durante ele não pode haver exposição ao sol.

Fotos: We (L) it.

Fontes: Lunna;

Taringa.

About these ads

7 comentários sobre “Tudo sobre…

  1. Adorei meu bem o post, ele não só serve para meninas, a informação foi de grande ajuda pra eu entender mais sobre o assunto e poder me livrar desse pelinhos chatos nas costas, :*

Obrigada por comentar :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s